Ilustração: Cecília Marins

A falta de peças de semicondutores afetou pouco a indústria de PCs e smartphones no Brasil, mas causou impactos no segmento automotivo. Rogério Moreira, gerente de vendas da Smart Modular, explicou que “estão sobrando peças” de computadores e handsets no mercado e que isso deve afetar o segmento em 2023, uma vez que a demanda está em queda com o retorno das atividades presenciais e os efeitos negativos da macroeconomia.

Durante o Massive IoT Summit, organizado pela Everynet nesta quinta-feira, 25, Moreira afirmou que a dinâmica pode mudar com o crescimento das vendas de dispositivos 5G no mercado nacional. Atualmente, a empresa de semicondutores (uma das poucas no País) tem a memória de celular como seu carro-chefe de vendas, e as memórias SSDs de PCs como aquelas que mais ganham tração.

IoT

Falando especificamente de insumos para o mercado de Internet das Coisas, Moreira explicou que a crise afetou em parte o setor, em especial pela demanda irregular – as peças são pedidas a partir da demanda de projetos em desenvolvimento. Ainda assim, o gerente da Smart explicou que a demanda está estabilizando e deve voltar ao normal no próximo ano.

Atualmente, a fabricante produz módulos em LoRa, Sigfox, e NB-IoT com a Qualcomm.