O Brasil tem aproximadamente 35 milhões de smartphones preparados para trocar mensagens no padrão RCS (Rich Communication Services), informam fontes consultadas por Mobile Time. Esse é o número de aparelhos que têm o Android Messages instalado e configurados para operar com RCS, somando as quatro grandes operadoras.

A expectativa é de que a base supere 40 milhões ainda este mês e ultrapasse 50 milhões até o final do ano, puxada principalmente pela adesão da Samsung, cujo aplicativo Samsung Messages foi atualizado para trabalhar com RCS. Vale lembrar que o iPhone não opera com essa tecnologia.

Na semana passada, as quatro maiores operadoras que atuam no Brasil e o Google anunciaram o lançamento do RBM (Rich Business Messaging), serviço de envio de mensagens por empresas para consumidores no padrão RCS. O Brasil é o primeiro País do mundo em que todas as grandes operadoras aderiram ao RBM com ofertas comerciais.

O RCS é tido como a evolução do SMS. Ele oferece uma experiência similar àquela de apps de mensageria OTT, com troca de arquivos multimídia, com imagens, vídeos e áudios, além de mostrar relatórios de leitura de mensagens.

As operadoras vão oferecer cobrança por sessão e por mensagem. Até o final do ano, o preço por mensagem RCS equivale àquele do SMS A2P, enquanto o preço da sessão é o dobro de um SMS A2P. A partir de janeiro, a mensagem de RCS custará aproximadamente o dobro do SMS A2P e a sessão de RCS será equivalente a quatro vezes o SMS A2P.