82% dos líderes do setor de telecomunicações e comunicação esperam aumentar seus gastos com rede entre 6% e 10% nos próximos três anos. E 77% dos executivos de Provedores de Serviços de Comunicação (CSPs, na sigla em inglês) acreditam que esses investimentos e seus esforços vão gerar um alto impacto sobre suas receitas, cuja expectativa é aumentar em 1,5x, assim como o desempenho de margem, que deverá ter incremento de 1,8x.

Os números são do estudo da Accenture Start at the center: Network-led transformation for growth (Comece pelo centro: transformação liderada pela rede para o crescimento, na tradução livre), disponibilizado em primeira mão para Mobile Time.

De acordo com a pesquisa realizada com 200 líderes de CSPs do mundo, inclusive do Brasil, 95% dos executivos ouvidos dizem que, para se ter uma rede flexível e econômica, é importante se ter uma rede definida por software e baseada em nuvem. 86% dessas pessoas creem que levar a rede para a cloud poderá transformar positivamente seus negócios. E 80% sentem o mesmo em relação às APIs de rede.

A integração nuvem-rede está ganhando destaque e as empresas de telecom estão evoluindo suas redes para aproveitar a nuvem de poder computacional, agilidade de modo a alcançar um novo conjunto de capacidades de rede. A nuvem permite a integração de tecnologias avançadas como IA, automação e Internet das coisas (IoT), melhorando a flexibilidade da rede e a experiência do cliente. Não à toa, os CSPs estão acelerando e transferindo os investimentos de rede para software e nuvem. A previsão é que a penetração da nuvem atinja 43% dos gastos totais com infraestrutura de rede CSP até 2027, acima dos 15% em 2021 (segundo o estudo Analysys Mason: Network cloud infrastructure: worldwide forecast 2022–2027).

Quase a totalidade dos líderes de CSPs (98%) afirmam que as demandas crescentes de dados – seja no segmento corporativo ou entre os consumidores – já ultrapassaram as capacidades atuais das redes.

Mas somente 13% dos executivos ouvidos pelo estudo estão acelerando seus investimentos em redes de próxima geração.

Para deixar as redes mais sustentáveis economicamente, 94% dos CFOs de CSPs consideram usar analytics para otimizar o capex na implantação de rede; e 92% dos executivos financeiros consideram usar inteligência artificial e automação em redes para diminuir as despesas operacionais.

A pesquisa da Accenture identificou que metade dos respondentes não implementaram casos de uso que dependiam de automação e análise de rede. Além disso, quando se trata de habilitar e inovar com soluções baseadas em nuvem, apenas 6,5% dos entrevistados acreditam que sua empresa possui habilidades e cultura interna para gerenciar redes avançadas.