Fala-se muito em carros autônomos e seus diversos sensores, câmeras e processadores que “enxergarão”o mundo ao redor ao longo do caminho, controlando a direção. Porém, há uma tecnologia complementar que vai assegurar ainda mais eficiência e segurança no trânsito: as redes C-V2X (Cellular Vehicle to Everything). Trata-se de uma rede celular independente de operadoras e que é composta pelos veículos em movimento, pela infraestrutura de trânsito das cidades e até pelos pedestres, com seus smartphones. Os primeiros carros com essa tecnologia estão sendo fabricados na China e a norte-americana Ford também anunciou planos de experimentá-la.

A Qualcomm é uma das empresas que está dedicando esforços na pesquisa e desenvolvimento do C-V2X. A companhia está adaptando para essa tecnologia muito do que havia criado originalmente para o LTE Direct, padrão para a comunicação direta entre dispositivos no 4G.

Uma demonstração dos benefícios do C-V2X está sendo apresentada nesta semana pela Qualcomm em sua sede, em San Diego, nos EUA. Em uma simulação no computador, a empresa compara o desempenho de dois carros autônomos fazendo o mesmo trajeto, um deles com C-V2X e o outro sem. Em um ambiente onde 25% dos outros carros também têm a tecnologia, o automóvel com C-V2X completou o percurso mais rápido, em 2 minutos e 6 segundos, enquanto o outro veículo levou 2 minutos e 35 segundos. Além disso, detectou três vezes mais objetos ao redor durante o trajeto e foi 14% mais eficiente no consumo de energia.

Com C-V2X, os carros conseguem saber com antecedência os movimentos de outros veículos autônomos, e ficam sincronizados com os semáforos. Além disso, o sinal dos smartphones passa a servir para localizar os pedestres próximos.

Para que os benefícios dessa tecnologia sejam colhidos, contudo, não basta produzir carros compatíveis: é necessário que as cidades adaptem também sua infraestrutura. A expectativa é de que a rede C-V2X utilize o padrão 5G na frequência de 5,9 GHz.

Simulação feita pela Qualcomm na qual são comparados dois carros: com e sem C-V2X