TIM

“Somos a primeira operadora da América Latina a lançar um projeto de ser 100% baseada em cloud”, disse Leo Capdeville, CTIO da TIM

A TIM pretende levar 100% dos seus sistemas de TI para a nuvem até 2023, informou o CTIO da companhia, Leo Capdeville, durante o evento TIM Day, nesta segunda-feira, 1. Dois parceiros internacionais já foram escolhidos para receberem os sistemas de TIM. Seus nomes serão divulgados em breve.

“Somos a primeira operadora da América Latina a lançar um projeto de ser 100% baseada em cloud. Buscamos isso para termos uma TI mais flexível e ágil. Além disso, cloud providers têm capacidade de evoluir a tecnologia de forma muito mais rápida que a nossa”, argumentou o executivo. A iniciativa deve gerar uma redução de 25% nos seus custos com TI.

O CEO da TIM, Pietro Labriola, destacou ainda outras duas vantagens de levar os sistemas para a nuvem: 1) a operação da empresa fica mais “verde”, ou seja, mais sustentável; 2) a companhia ganha mais escalabilidade e agilidade em TI.

Data centers

O passo seguinte será trazer capacidade de processamento de dados para a borda da rede, disse Capdeville. Está em andamento a estratégia de adotar uma arquitetura de data centers distribuídos, com core virtualizado. Já são quase 40 e serão perto de 70 em 2023, afirmou.

Rede 4G

A TIM divulgou uma série de projeções de ampliação de sua rede de telecom. Até o fim de 2023, a operadora espera levar sua rede 4G para todos os municípios do Brasil (em dezembro estava em 3.877 cidades); a extensão do seu backbone de fibra ótica deve crescer 24%; e a quantidade de torres fibradas, que hoje é de 6,9 mil, deve aumentar 90%.