Capacete intelgente BH51M Neo da Livall (crédito: Livall)

A Telefónica fechou uma parceria para oferecer com exclusividade conectividade celular aos capacetes inteligentes da Livall. Com o acordo entre a empresa de segurança e o braço de tecnologia da operadora, Telefónica Tech, os smart helmets BH51M Neo terão rede 2G, 3G, LTE, LTE-M e NB-IoT – até então, os equipamentos tinham apenas Bluetooth.

Em contrapartida, os dispositivos serão comercializados pela operadora para clientes B2B e B2B2C, em todos os mercados que a telco está presente. Ou seja, o wearable pode ser usado em atividades urbanas (ciclismo, por exemplo) e em ambientes de cidades inteligentes.

Vale dizer que o equipamento também estará disponível no laboratório de inovação da Telefónica, The Thinx, e poderá ser usado com a plataforma Telefónica Kite, que gerencia, monitora e extrai dados em tempo real e remotamente.

‘Evolução natural’

Gonzalo Martín-Villa, CEO de IoT e Big Data da Telefónica Tech (esq.); e Manu Marín, CEO da Livall na Europa (crrédito: Telefónica)

Segundo Gonzalo Martín-Villa, CEO de IoT e Big Data da Telefónica Tech, a incorporação de conectividade e análise de dados com o Kite dará a possibilidade de negócios ao redor do mundo ter mais “rastreabilidade” de suas atividades e ter mais informações na tomada de decisão. Por sua vez, Manu Marín, CEO da Livall na Europa, afirmou que a introdução da conectividade é a “evolução natural” do capacete conectado e colabora na evolução de um transporte mais seguro, presente e real.

Dispositivo

Imagem de divulgação do aplicativo Livall Skiing (crédito: Livall)

De acordo com o site da empresa, o capacete da BH51M Neo custa 180 euros com opções em cinza, preto, rosa, azul turquesa e azul escuro. Ainda há outros smart helmets para esquiadores, ciclistas de estrada e montanha. Além dos capacetes, a companhia disponibiliza apps Livall Riding (Android, iOS) e Livall Skiing (Android, iOS) com funções com ligação em grupo, compartilhamento de localização para um grupo ou pessoa, navegação via GPS e gravação da rota traçada.