A 99 (Android, iOS) lança nesta semana o 99Negocia no Rio de Janeiro. A novidade, que permite a negociação de preço final da corrida entre motoristas e passageiros, já está presente em 800 municípios.

Além do Rio, a ferramenta chega a outras cidades, como Caxias do Sul/RS, Feira de Santana/BA, Jundiaí/SP, Ribeirão Preto/SP, Sorocaba/SP, Piracicaba/SP, Bauru/SP, Bragança Paulista/SP, Macapá/AP, e as regiões do Vale do Ipojuca/PE e do entorno de Brasília/DF.

Na prática, o 99Negocia funciona da seguinte maneira: o passageiro acessa o app da 99 e insere o destino. Em seguida, o 99Negocia aparece entre as opções disponíveis de tipo de corrida, com valor sugerido, mas com botões que permitem ao passageiro modificar o valor. A pessoa usuária pode sugerir ou não um preço. Por fim, deve confirmar. Em seguida, os motoristas próximos recebem a chamada e podem aceitar ou não a viagem, assim como podem fazer uma contraproposta de valor. Caso as partes não cheguem a um acordo, o passageiro pode solicitar outro veículo.

Importante dizer que a nova categoria não permite alterações de trajeto, nem mesmo pequenos desvios.