A leitura de digital é considerada o meio mais fácil e confortável de autenticação a serviços digitais, dizem  45% dos brasileiros que possuem smartphone. É o que revela a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de senhas e biometria.

As senhas, que um ano atrás lideravam nesse quesito, apontadas por 45% dos entrevistados como o método mais simples e confortável, agora aparecem em segundo lugar, com 34%. O reconhecimento facial, por sua vez, subiu de 5% para 10% em um ano. Escaneamento de íris e reconhecimento de voz aparecem empatados com 4% cada, enquanto 3% dos entrevistados entendem que nenhum desses métodos é simples e confortável.

No que diz respeito à percepção de segurança, a leitura de digital também lidera, apontada como o meio mais seguro de autenticação por 39% dos entrevistados. As senhas ficam em segundo lugar, com 21%. Em seguida vêm escaneamento de íris (17%), reconhecimento facial (14%) e reconhecimento de voz (4%), enquanto 4% das pessoas entendem que nenhum desses métodos seja seguro.

Foram entrevistados 2.297 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. As entrevistas foram feitas on-line entre 23 de outubro e 1 de novembro de 2019. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o grau de confiança, de 95%. O relatório pode ser baixado de graça neste link.