O uso do reconhecimento facial em processos de onboarding e autenticação em serviços digitais através do smartphone avançou bastante no Brasil ao longo dos últimos cinco anos, conforme revela a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de senhas e biometria. Em 2018, na primeira edição desse relatório, apenas 11% dos brasileiros com smartphone já haviam experimentado autenticação por biometria facial. Agora, em 2023, são 49%. De um ano para cá houve aumento de seis pontos percentuais. E é a primeira vez que o reconhecimento facial supera a leitura de digital como a tecnologia de biometria mais utilizada.

Em termos de segurança, pela primeira vez o reconhecimento facial ficou na liderança, sendo considerado o meio de autenticação mais seguro de acordo com 29% dos entrevistados, um crescimento de seis pontos percentuais em um ano. A leitura de digital caiu para a segunda posição, com 26%, uma queda de três pontos percentuais. Em 2018, a leitura de digital era considerada a mais segura por 42% dos entrevistados e o reconhecimento facial era o escolhido por apenas 12%.

Além disso, o reconhecimento facial é apontado como o meio mais fácil e confortável de autenticação a serviços digitais por 26% dos brasileiros com smartphone – um ano atrás eram 21%. Foi a tecnologia que mais cresceu nesse período. Mas ainda está atrás da leitura de digital, que é a preferida de 35% do público no aspecto de facilidade e conforto. Para se ter uma ideia, em 2018, apenas 5% apontavam a biometria facial como o meio mais fácil e confortável.

Por outro lado, nota-se que praticamente um em cada cinco brasileiros com smartphone (18% para ser exato) vê o reconhecimento facial como sendo o meio mais difícil e desconfortável de autenticação. Ou seja, existe uma parcela considerável da população que ainda resiste a essa tecnologia. Nesse sentido, a leitura de digital se destaca positivamente: apenas 6% a considera a mais difícil e desconfortável.

Foram entrevistados 2.317 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. As entrevistas foram feitas on-line entre 11 e 20 de outubro de 2023. Esta pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%. O relatório integral pode ser baixado aqui.