A ColmeIA recebeu um aporte de R$ 18 milhões em rodada follow-on com a Crescera Capital. Em cerca de dois anos, esta é a segunda vez que o fundo de investimentos aposta na empresa de tecnologia, chegando a aportar R$ 43 milhões no total. O novo montante deve elevar o valor de mercado da ColmeIA para algo em torno dos R$ 500 milhões. Embora o aporte recém-chegado deva ficar em caixa, a empresa de tecnologia quer dobrar de tamanho no próximo ano, o que foi definido como “baseline” pelo CEO da ColmeIA, José Caodaglio.
“Se a receita dobrar em 2026 vou ficar triste porque a minha expectativa é irmos além disso”, afirma o CEO. A ColmeIA pretende manter sua operação nos moldes atuais, enquanto lança novos módulos de IA ao longo do próximo ano. Os produtos abrangerão auditoria, métricas de performance, curadoria e novos agentes. Caodaglio avalia que há mercado de sobra para os avanços da companhia. “Cerca de 90% dos brasileiros preferem o atendimento digital e isso é cobrado das empresas. Por essa razão, a ColmeIA tem um caminho muito promissor para seguir”, diz o CEO.
Após o primeiro aporte da Crescera, que aconteceu em março de 2024, a empresa de tecnologia conseguiu triplicar sua receita e dobrar o tamanho da equipe. Naquele momento, as métricas de desempenho estabelecidas tinham prazo de 15 meses, mas foram alcançadas antes, o que viabilizou a rodada de follow-on. “O processo de crescimento da empresa foi gradual e constante, algo muito característico de uma operação saudável e é exatamente isso que queremos manter no ano que vem”, diz o CEO.
Em um ano avaliado como positivo, a empresa mudará para uma sede seis vezes maior que a sua atual ainda em 2025. Para o executivo, o período teve um crescimento robusto e uma expansão estratégica.
ColmeIA de dentro para fora
Fundada em 2019, a empresa desenvolveu sua própria inteligência artificial (IA) para que clientes pudessem ter um atendimento mais aprimorado e prático através da automação e de soluções conversacionais. Atualmente, a ColmeIA processa mais de 10 milhões de sessões por dia.
A tecnologia também é usada como base internamente, como nas áreas de marketing, vendas e pré-vendas. “Nenhum dos nossos processos são criados do zero pela IA. A regra é estabelecer pontos bem definidos e solicitar que ela melhore”, explica Caodaglio.
Foto: José Caodaglio, CEO da ColmeIA/Divulgação

