O Itaú (Android, iOS) anunciou nesta terça-feira, 25, uma extensão dos testes do seu consultor para investidores com inteligência artificial. O banco ampliará a base de usuários aptos a usar a Inteligência de Investimento Itaú de 60 mil para 100 mil usuários a partir da próxima quarta-feira, 26.
De acordo com o Carlos Eduardo Mazzei, diretor de tecnologia da companhia, a ampliação dos testes com o advisor envolve também um aumento da capacidade inicial da solução com mais produtos e classes de ativos diferentes. Isso inclui a ação da agente de IA de forma transacional em outro produto do Itaú, a aplicação em fundos. Em breve, a transação com agentes na função de investimento também deve ser adicionada.
O avanço da solução de IA no banco se baseia nos seus primeiros resultados, como 99% de acurácia nas conversas e 79% dos clientes aceitaram e fizeram a sugestão de investimento oferecida pelo assistente.
Mais adiante e sem previsão de data, o banco quer que o agente seja mais proativo, avisando para o cliente que uma mudança em sua gestão de investimentos pode trazer mais lucros. Mazzei explicou que essas soluções vão começar a aparecer de forma gradual para os clientes do app.
O diretor reforça que o objetivo do banco no longo prazo é expandir a solução para todos os clientes de investimento.
Itaú na era da IA
Mazzei revelou ainda que as iniciativas de IA generativa em uso no Itaú chegaram a um total de 140 no terceiro trimestre deste ano, mais que o dobro (140%) do mesmo período em 2024. Esse movimento trouxe um aumento de 40% no volume de modelos de machine learning tradicional na comparação a ano a ano.
O banco também notou impactos positivos em sua operação no terceiro trimestre de 2025, ante o período antes de o banco passar a usar IA de forma abrangente, em setembro de 2018. Aqui, o diretor cita como destaques:
- Um índice de 99% em redução de incidentes de alto impacto;
- Aumento de mais de 20 vezes no volume de atualizações tecnológicas;
- Redução de 45% no custo de transações únicas.
Se contabilizar as soluções em uso e em desenvolvimento, o Itaú já possui mais de 750 iniciativas de IA generativa.
Imagem principal: Carlos Eduardo Mazzei, diretor de tecnologia do Itaú (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)
