A Comunika e a Human Mobile, duas das maiores empresas de SMS corporativo no Brasil, estimam que trafegarão juntas 1 bilhão de mensagens de texto em 2012. Nos últimos 30 dias, as companhias somaram um volume de 65 milhões de SMS. Em dezembro as duas anunciaram uma associação. Em entrevista para Mobile Time, o CEO da Human, Victor Knewitz, esclarece algumas das dúvidas sobre a parceria e como funcionará a operação conjunta. Leia abaixo a entrevista na íntegra.

Mobile Time – É efetivamente uma fusão ou foi uma aquisição de uma empresa pela outra? Como eram e como ficam as participações acionárias daqui em diante?

Victor Knewitz – A verdade é que não foi nem fusão, nem aquisição. Estamos chamado de associação, pois o que ocorreu foi uma troca de ações entre as holdings controladoras das duas empresas. Com isso, o controle desta associação é dividido igualitariamente.

Até quando as marcas serão mantidas separadas?

Ainda não temos uma data específica para as mudanças de marca e também não sabemos o rumo deste tema. Estamos fazendo diversos estudos para entender qual a melhor opção e é importante frisar que estamos levando em consideração a opinião de nossos stakeholders para tomar a decisão mais acertada. No entanto, o que está definido até o momento é que durante o processo de integração as empresas continuarão operando de forma separadas com as marcas que já são conhecidas: Comunika e Human.

Haverá integração das equipes e da operação das duas empresas? Como isso será feito? Qual o cronograma?

Sim, estamos trabalhando para unificar as operações das empresas e vamos investir forte nessa fase de integração, pois acreditamos que nossos colaboradores são parte fundamental no sucesso desta operação. Organizamos comitês de trabalho entre áreas concomitantes para que seja possível levantar os pontos em comum ou divergentes para que possamos escolher como esta nova empresa será daqui pra frente. Estamos levantando as melhores práticas e processos para que estes sejam mantidos na nova operação.
Não existe um cronograma definido,pois estamos ainda em fase de entendimento e compreensão de todos os pontos, para aí montar um cronograma de integração. Por enquanto, estamos apenas trabalhando com os comitês, que têm como objetivo organizar a associação das empresas no que tange suas responsabilidades.

Quantos funcionários cada empresa tem hoje? Haverá demissões?

Como foi uma associação de empresas e não uma aquisição, não haverá demissões. A ideia é justamente somar, pois temos grandes talentos nas duas companhias e como a empresa vai ganhar outro porte, precisaremos de uma equipe mais forte e maior para conseguir mantê-la na liderança do mercado. Juntas, as empresas contam com cerca de 70 funcionários.

Já foi definido que executivo comandará a empresa após a unificação das operações?

Não. Esta decisão está sendo encaminhada no momento e a ideia é que o executivo que conduzirá a operação das empresas seja alguém de mercado e não alguém originado da Comunika ou da Human.

Quantos clientes cada empresa tem hoje? E qual o volume mensal de SMS da Comunika e da Human atualmente?

A nova empresa já larga com mais de 3 mil clientes e cerca de 65 milhões de SMS trafegados no último mês, o que nos coloca como lideres absolutos no mercado de soluções corporativas de envio de SMS. Nossas estimativas apontam para um tráfego de 1 bilhão de mensagens SMS em 2012, um número que há poucos anos não era possível imaginar. Estamos muito otimistas com essa associação da Human com a Comunika. Temos certeza de que 2012 será um ano muito promissor.