Os beneficiários do Bolsa Família agora contam com uma conta digital, que permite movimentar valores por meio do aplicativo Caixa Tem,(Android e iOS) da Caixa Econômica Federal. Mais de 3,5 milhões de pessoas que antes não faziam parte de instituições do sistema financeiro foram cadastradas e já usam a Poupança Social Digital. Trata-se da mesma solução que havia sido adotada para o pagamento do auxílio emergencial.

Na primeira etapa do cadastramento, em dezembro de 2020, foram abertas 1,5 milhão de contas sociais. Em janeiro de 2021, mais 2,2 milhões de famílias receberão os recursos com os serviços digitais.

A conta é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Para acessá-la, o beneficiário poderá usar a mesma senha do cartão social. Após o crédito dos valores, é possível fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code.

Além de movimentar o dinheiro pelo aplicativo de celular, os beneficiários poderão continuar sacando os recursos por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão. Em janeiro de 2021, 14,23 milhões de famílias foram beneficiadas com o Bolsa Família no País, segundo informações do governo federal.