Presidente da Caixa, Pedro Guimarães

Os aplicativos Caixa TEM e Auxílio Emergencial, da Caixa Econômica Federal, somam mais de 284,4 milhões de downloads até a tarde desta quarta-feira, 22. De acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, 107,6 milhões de instalações foram feitas no app de Auxílio Emergencial (Android, iOS) e 176,8 milhões no Caixa Tem (Android, iOS).

“Ao todo são mais de 121,3 milhões de pessoas. Oito em cada dez adultos no Brasil estão recebendo auxílio pago pela Caixa (Auxílio Emergencial, Benefício Emergencial ao Trabalhador ou Saque Emergencial do FGTS)”, afirmou Guimarães. “Esse pagamento escalonado com uso de tecnologia digital foi importante para não ter filas e aglomeração e resolver o mais rapidamente possível (o envio do benefício)”.

As informações foram apresentadas por Guimarães junto ao calendário de pagamento das parcelas do Auxílio Emergencial até o final do ano, inclusive daqueles que entraram no programa governamental neste mês: “Quem recebeu o Auxílio Emergencial antes, como os usuários Bolsa Família, e quem recebeu a primeira parcela em abril, começa a ter o deposito da quinta parcela em agosto. Quem acabou de ter o benefício aprovado, será em novembro. Cinco meses e cinco pagamentos. Os depósitos acontecem primeiro na conta digital e o saque, um mês depois”.

Fraude e bloqueios de contas

Sobre contas bloqueadas pela Caixa, o presidente  dividiu em dois grupos: 51% têm algum nível de suspeita de fraude, e nesse caso o usuário deve ir até a agência para esclarecer a questão; e 49% que têm inconsistência cadastral e precisam realizar novo acesso ao app e enviar documentação pedida via WhatsApp.

Importante dizer, a ação de desbloqueio e recadastro via app funciona a partir da próxima quinta-feira, 23.

“Não adianta procurar a agência se você nasceu em outubro, sendo que estamos pagando quem nasceu em janeiro. Isso é importante para evitar aglomeração”, completou. “Em relação à inconsistência cadastral, o usuário receberá uma mensagem dizendo que é necessário realizar o novo acesso ao app do Caixa TEM e enviar a documentação. O envio de documentos será pelo WhatsApp com liberação em até 24 horas. Será muito mais rápido que o modelo atual”.

Prêmio Seleção Mobile Time

Vale lembrar, o app do Auxílio Emergencial é um dos concorrentes do prêmio Seleção Mobile Time 2020. A edição tem como tema iniciativas de combate ao novo coronavírus ou aos impactos sociais, econômicos e de saúde decorrentes da pandemia. Concorrem apenas iniciativas que envolvam o uso da tecnologia móvel, seja o smartphone como interface ou a rede móvel para coleta ou tráfego de dados. Como pré-requisitos, a iniciativa precisa ter sido criada no Brasil e ter sido noticiada no Mobile Time.

Além do app da Caixa, 13 soluções estão concorrendo à dois prêmios: voto popular e voto do júri técnico.

A votação popular se encerra no dia 02 de agosto e permite apenas um voto por endereço de e-mail.