Qualcomm

Nakul Duggal, vice-presidente sênior da divisão de auto da Qualcomm

A Qualcomm confirmou nesta terça-feira, 26, que levará o 5G para os carros conectados ainda este ano. Segundo Cristiano Amon, presidente da empresa, a plataforma de conectividade Snapdragon Automotive 5G terá seus primeiros modelos comerciais neste ano.

O Snapdragon Auto com 5G tem apoio das seguintes empresas: Continental, GosuncWelink, LG Electronics, Quectel Wireless Solutions, Rolling Wireless, Wistron NeWeb Corporation (WNC).

O dispositivo possui tecnologias de 5G, Dual SIM Dual Active (DSDA), Gigabit LTE, C-V2X e serviços Qualcomm Car-to-Cloud.

A estratégia de levar a conectividade celular de quinta geração aos veículos é um dos pilares da estratégia da fornecedora para liderar o segmento. Como parte da ação, a companhia anunciou uma série de produtos a levar suas tecnologias para o setor automotivo, como:

– O chipset de quarta geração Snapdragon Automotive Cockpit de 5 nanômetros, que faz a conectividade do carro com a nuvem, possui em sua configuração: Qualcomm Kryo Central CPU de sexta geração; Qualcomm Hexagon, processador de inteligência artificial e multi-core Qualcomm AI Engine; Qualcomm Adreno GPU; e ISP Qualcomm Spectra, além de suporte para Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 e 5G.

– Expansão do Snapdragon Ride para adicionar sistema de direção autônoma de nível 1 e 2 e acelerador para nível 2 a 4 combinados com outras tecnologias do mercado, como Arrivee da Veoneer, Park4U da Valeo e;

– A terceira geração de chipsets do Snapdragon Automotive Cockpit, que recebe atualizações de inteligência artificial para assistências no carro, tecnologias imersivas de áudio e vídeo, análise de interações naturais entre motorista e veículo.

De acordo com Nakul Duggal, vice-presidente sênior da divisão de auto da Qualcomm, a expectativa é que os primeiros veículos serão apresentados no segundo trimestre de 2021.

Por sua vez, o Snapdragon Ride já está disponível para as montadoras e parceiros tecnológicos. Mas os primeiros modelos devem sair apenas em meados de 2022. O modelo do Snapdragon Auto Cockpit de terceira geração tem produção comercial programada para 2021 com vinte parceiros, entre eles LG e Google.