O volume global de downloads de aplicativos de e-commerce registrou aumento de 10% em 2023, segundo dados da AppMagic, com um total de 4 bilhões de instalações. Entre as empresas que mais influenciaram o incremento está o app de comércio online Temu. A Shein também aparece como outro marketplace que colaborou para o avanço das instalações, mas com um efeito menor.

Globalmente, a Temu registrou 337 milhões de downloads em 2023 e a Shein 261 milhões de instalações no mesmo período.

De acordo com a empresa de análise de mercado de apps, o desenvolvimento dos dois m-commerces está atrelado à estratégia de crescimento regional, com a Temu atacando com campanhas desde o final de 2022 em mercados maduros, como Canadá, Estados Unidos e Austrália. Por sua vez, a Shein lidera em mercados mais modestos para o e-commerce, como Portugal, Romênia e até o Brasil.

As duas empresas têm modelo de negócios similar (B2B2C com preços baixos), mas a diferença está na gama de produtos. A Shein foca mais em roupa (embora esteja avançando para alguns equipamentos de informática, como iluminação LED e teclado). E a Temu oferece roupas, acessórios e até eletrodomésticos.

Na visão da AppMagic, as duas empresas provaram sustentabilidade de seus modelos de negócio e estratégia regional, mesmo em um cenário com dificuldades financeiras no mundo todo. Essa estratégia é fortalecida pela ampla gama de produtos e ofertas de baixo preço, além da cadeia de suprimentos eficiente.

Contudo, a AppMagic acredita que o crescente interesse por consumo sustentável e consciente por parte dos clientes pode ser um risco para as estratégias de Temu e Shein no futuro.

Crédito: imagem produzida por Mobile Time com IA generativa (Dall-E 3)