Depois da repercussão negativa em torno dos novos termos de serviços do WhatsApp e de celebridades com Elon Musk Edward Snowden terem publicamente recomendado o download do Signal (Android, iOS), a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel decidiu medir pela primeira vez a participação deste último no Brasil.

Constatou-se que o Signal está presente em 12% dos smartphones nacionais. Isso significa que ainda está muito longe dos rivais em termos de base instalada: WhatsApp (98%), Instagram (81%), Messenger (74%) e Telegram (45%). Porém, trata-se de um percentual relevante quando comparado com apps de outras categorias e se levado em conta que o Signal era pouco conhecido até então.

Chama a atenção o fato de ser mais comum nos smartphones de homens (15%) que de mulheres (9%) e naqueles das classes C, D e E (13%) que das classes A e B (8%). Essa diferença entre classes sociais é  o oposto do que ocorre no Telegram, por exemplo.

O Signal, contudo, enfrenta a mesma dificuldade do Telegram ou de qualquer novo player que surja em mensageria: a baixa frequência de utilização. Apenas 29% dos seus usuários declaram abri-lo todo dia ou quase todo dia, a menor proporção entre os quatro apps de mensageria comparados na pesquisa. E 38% não abrem nunca ou quase nunca, o maior percentual também entre todos os apps monitorados.

O Signal é um aplicativo de mensageria móvel criado por uma fundação homônima sem fins lucrativos. Seu foco principal é a proteção da privacidade na comunicação. Para tanto, usa criptografia de ponta a ponta em todas as trocas de mensagens e arquivos usando um protocolo próprio de criptografia, o Signal Protocol. O app oferece praticamente todas as funcionalidades dos rivais: conversas individuais ou em grupos; troca de mensagens de texto ou de áudio; envio de imagens e vídeos; realização de chamadas de voz ou de vídeo. Só não permite a publicação de stories.

A pesquisa entrevistou entre 20 e 27 de janeiro 2.026 brasileiros que possuem smartphone. O relatório integral está disponível para download gratuito aqui.