A base de usuários do Signal abre o aplicativo com mais frequência do que aquelas do Messenger e do Telegram. É a primeira vez que o Signal supera esses concorrentes nesse aspecto, informa a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel. 

Em seis meses, subiu de 17% para 39% a proporção dos usuários do Signal que declaram abri-lo diariamente. Somando-se àqueles que afirmam utilizá-lo “quase todo dia”, o percentual saltou de 28% para 57%, ou seja, mais que dobrou. Essa soma é batizada de “grau de fidelidade” nesta pesquisa, por se entender que quem abrem um app todo dia ou quase todo dia é um usuário fiel, que dificilmente vai desinstalá-lo. Pela primeira vez, o Signal ultrapassou o Telegram (53%) e o Messenger (45%) no grau de fidelidade. Porém, ainda está muito atrás dos líderes WhatsApp (99%) e Instagram (88%).

Ao mesmo tempo, a soma de usuários do Signal que nunca ou quase nunca abrem o app caiu de 39% para 19% em seis meses. Este é o grupo de usuários com maior propensão a desinstalar o app. Pela primeira vez, o Signal melhor que o Messenger nesse quesito.

signal, telegram, instagram, whatsapp, messenger, frequência de uso no Brasil, agosto de 2023

Todavia, cabe apontar que a proporção de smartphones brasileiros com o Signal instalado permaneceu inalterada em comparação com a edição anterior da pesquisa: 12%. E um ponto negativo é que o Signal registrou queda no uso de diversos recursos multimídia. A proporção dos seus usuários que realizam chamadas de voz dentro do Signal caiu de 37% para 27%, e a dos que fazem videochamadas baixou de 33% para 22%.

A pesquisa entrevistou 2.040 brasileiros de 16 anos ou mais, que acessam a Internet e possuem smartphone, entre os dias 12 e 24 de julho de 2023. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral pode ser baixado gratuitamente aqui.

Mobile Time lançou também nesta semana a nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, que pode ser baixada aqui.

signal, instagram, whatsapp, telegram, messenger, penetração Brasill, Panorama Mobile Time/Opinion Box mensageria móvel agosto de 2023