A Zerofy, uma start-up brasileira, afirma ter desenvolvido e patenteado uma solução para acesso móvel patrocinado através de um aplicativo Android. O primeiro lançamento, em parceria com uma operadora celular nacional, está previsto para abril, informa a empresa. Essa primeira tele terá exclusividade por um certo período e depois a solução será negociada com outras operadoras do Brasil e do exterior.  Foram mapeados 25 mercados com perfil similar ao brasileiro, inclusive alguns na Europa, que poderiam se interessar pelo produto. A ideia é que o consumidor consiga navegar de graça através do app. O modelo de negócios e a forma como será exibido o patrocínio, porém, ainda não podem ser revelados.

"Não se trata apenas de um app, mas de uma plataforma robusta por trás, com controle antifraude e de fluxo de dados", explica Maurício de Chiaro, um dos investidores anjo que apostou na novidade. O projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos 18 meses por engenheiros ligados à Escola Politécnica da USP e consumiu cerca de US$ 1 milhão em investimento. Maiores detalhes serão conhecidos assim que acontecer o primeiro lançamento.

Tela Viva Móvel

Os modelos de negócios para Internet móvel patrocinada serão discutidos em painel sobre o tema no 13º Tela Viva Móvel, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, no World Trade Center, em São Paulo. Executivos do Bradesco, da Coca-cola, da F.biz, do Twitter e da Vivo estão confirmados para esse painel. Mais informações sobre a programação do evento e sobre inscrições podem ser encontradas no site www.telavivamovel.com.br, no telefone 08001577028 ou no email [email protected]/mt2018. O Tela Viva Móvel é organizado pela Converge Comunicações e conta com a curadoria editorial de MOBILE TIME.