A adaptação de sites de comércio eletrônico para visualização em dispositivos móveis (smartphones e tablets) gera em média um aumento de 5% a 10% nas vendas. Essa é a conclusão do CEO da Viewit Mobile, Cesar Bonadio, com base na própria experiência da sua empresa, que é especializada na adaptação de sites web para mobile. Se consideradas apenas as vendas via dispositivos móveis, o aumento chega a 200%. Atualmente, 90% dos clientes da empresa são sites de e-commerce, dentre os quais estão Droga Raia, Ricardo Eletro, Netfarma, Inisinuante, Nike, Loja HP e Bebestore.

"Vale lembrar que a compra pelo celular ainda é algo novo, que enfrenta certo preconceito quanto à segurança, da mesma forma que acontecia com o e-commerce dez anos atrás", comenta Bonadio. Ele ressalta também que o aumento das conversões pode variar muito dependendo do segmento de atuação do cliente.

Para atender a essa necessidade de "mobilização" de sites web, a Viewit Mobile desenvolveu uma plataforma, batizada como Web2Mobile. Não é necessário consumir recursos de TI do cliente. Basta definir que informações do site deverão aparecer na versão móvel. É feita uma programação pela equipe da Viewit Mobile para a automatização da adaptação. As informações são captadas em tempo real do site web, levadas para o servidor da Viewit Mobile e rearrumadas para a versão móvel. Cada projeto fica pronto em questão de semanas. "É um prazo curto para sites complexos, como os de e-commerce", comenta o executivo. A companhia cobra uma taxa de set-up, que leva em conta a quantidade de páginas e a dificuldade da programação. E depois há uma mensalidade de acordo com a quantidade de page views em dispositivos móveis.

Atualmente, a carteira de clientes da Viewit Mobile registra em média 50 milhões de page views móveis por mês. A empresa espera chegar a 130 milhões ao fim deste ano.