A LG firmou um novo acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau) que paralisará 70% de sua força de trabalho a partir da próxima segunda-feira, 30. De acordo com a entidade de classe, os funcionários entrarão em férias coletivas e serão divididos em dois grupos.

O primeiro grupo cumpre um período de recesso de 15 dias, com saída na próxima segunda-feira e retorno no dia 14 de abril; o segundo grupo entra em férias na terça-feira, 31, e volta ao trabalho dia 13 de abril.

Aos funcionários do grupo de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas), a companhia concedeu licença com base no banco de horas desde o dia 23 de março. A partir do próximo dia 31 de março, os trabalhadores desse grupo também entrarão em férias coletivas.

Estagiários e estudantes do programa Jovem Aprendiz receberam férias de 30 dias, desde o dia 23 de março. A redução na força de trabalho tem como objetivo diminuir a possibilidade de contágio do coronavírus.

Esta não é a primeira pausa na fábrica da LG por causa da pandemia. No começo de março, a fábrica deu férias coletivas por dez dias devido à falta de peças provenientes da China.

Multilaser

Outra fábrica que atualizou o status de sua operação foi a Multilaser. A empresa informou que a operação nas fábricas está reduzida com férias coletivas para 50% dos colaboradores. Além disso, houve redução de turno e implementação de medidas que visam garantir a segurança dos funcionários.

[Atualização]

A LG confirmou o acordo com o sindicato. Em nota enviada ao Mobile Time, o período de férias coletivas aos funcionários da unidade fabril em Taubaté, vale a partir desta segunda-feira, 30.

Além da fabricante sul-coreana, a SEMP TCL também informou a este noticiário como estão suas operações. De acordo com a companhia,  o esquema de trabalho home office foi adotado no time administrativo. E a fábrica em Manaus está em operação, seguindo todas as recomendações de saúde, higiene e segurança.