PicPay (Android, iOS) confirmou nesta terça-feira, 26, a entrada em publicidade com a integração de patrocínios em sua plataforma de pagamentos. Com a vertical, a companhia espera multiplicar em dez vezes a receita obtida em 2024, se comparado com o período de testes feito a partir de setembro de 2023.

Batizado como PicPay Ads, a área oferecerá anúncios em momentos da jornada do consumidor dentro do aplicativo. Para atrair as marcas e suas campanhas publicitárias, a companhia utilizará duas forças que possui junto aos seus consumidores:

  • Consentimento dos consumidores no open finance, uma vez que possui 16,5 milhões do market share de opt-in, o equivalente a 7 milhões de autorizações;
  • Sua capilaridade tem alcance em 99% do território nacional e com um em quatro brasileiros que possuem o app.

Análise

A ideia de oferecer first-party data em plataforma fora do tradicional mercado de mídias não é novidade. As varejistas têm avançado fortemente neste segmento, em especial Amazon no exterior, além de Magalu e Mercado Livre no Brasil.

A novidade aqui é a possibilidade de colocar publicidade em uma plataforma financeira. Por ser uma plataforma prioritariamente mobile, a companhia entra em um mercado endereçável de R$ 25 bilhões, se considerar os dados do IAB Brasil e da Kantar Ibope em 2022.

Mas o risco aqui é a baixa adesão do consumidor às campanhas, ou seja, o anúncio pode até gerar visualização, mas a conversão em lead, venda ou produto é algo para se acompanhar ao longo do tempo.

Também podemos esperar se haverá ofertas combinadas e personalizadas, como por exemplo, as campanhas dos parceiros oferecerem produtos e serviços com descontos aos usuários do PicPay. Assim como, um novo modelo de negócios com benefícios mais próximos do consumidor (como acesso sem publicidade) na carteira digital, como acontece em outros países, vide Revolut.

Crédito da imagem: Nike Neves/Mobile Time