Depois da controversa notícia de que o YouTube estaria coletando dados de crianças de maneira ilegal, a rede social de vídeos do Google decidiu aprimorar o app YouTube Kids para que os responsáveis possam controlar melhor vídeos e canais assistidos por crianças. A notícia foi dada no site do jornal britânico The Guardian.

Nos controles lançados no final deste ano, os adultos aprovam manualmente vídeos ou canais individuais que seus filhos podem acessar por meio do aplicativo, oferecendo a eles a capacidade de pré-analisar e selecionar uma coleção de vídeos para garantir que eles sejam apropriados.

O Google também está criando coleções de vídeos e de canais confiáveis, como o Sesame Workshop e a equipe do YouTube Kids, para que os pais possam selecionar apenas as coleções ou os tópicos aos quais gostariam que seus filhos tivessem acesso.

O YouTube Kids é um aplicativo que fornece acesso a um subconjunto dos vídeos disponíveis no site principal. Já houve 70 bilhões de visualizações de vídeo desde o lançamento do app em 2015, que é usado por 11 milhões de famílias. Na maior mudança do app até agora, o Google está dando aos pais um controle muito maior sobre o que seus filhos podem encontrar e assistir.