Em 26 de abril de 2021, a chegada do iOS 14.5 trouxe uma mudança impactante no mercado de mobile marketing para iPhone: a Apple passou a solicitar o consentimento dos seus usuários para que seus dados sejam compartilhados com os desenvolvedores de apps, a chamada App Tracking Transparence (ATT). Passados três anos dessa medida, hoje 58% dos usuários brasileiros de iPhone já deram esse consentimento, o que torna o país o quarto mercado com maior proporção, atrás apenas de Cazaquistão (70%), Indonésia (64%) e Tailândia (59%), revelam dados da AppFlyer compartilhados com Mobile Time, em primeira mão. A média mundial é de 51%.

Apesar da adesão brasileira acima da média, os gastos em publicidade em iOS no País estão abaixo do seu potencial. “A complexidade de atribuição dos usuários iOS é uma barreira para a estratégia de App Marketing. O Ad Spend em iOS, por exemplo, ainda representa 25% do montante gasto no Brasil no último ano. Enquanto a participação em receita in-app iOS é de 34% para a categoria de apps de shopping; 47% para Food&Drink; e 55% para Entretenimento”, diz Renata Altemari, country manager Brasil da AppsFlyer, em conversa por email com Mobile Time.

“Em um contexto onde as empresas estão menos preocupadas com aquisição de novos usuários de maneira geral e sim com usuários de maior valor, o sistema operacional da Apple se destaca, pois apesar de a base ser menor em relação ao Android, ela é extremamente valiosa, com usuários com poder aquisitivo maior gerando uma maior receita por usuário quando comparado ao Android”, acrescenta a executiva.

Além disso, a AppsFlyer tem notado um crescimento constante do market share da Apple no Brasil nos últimos anos, e hoje o iPhone já representa mais de 20% da base de smartphones ativos no País.

Histórico global

No primeiro semestre de 2022, os gastos globais com publicidade em iOS caíram 77% em comparação com o mesmo período de 2021, reflexo da implementação da ATT. Mas de lá para cá houve uma recuperação gradual. No primeiro semestre de 2024, por exemplo, foi registrado um crescimento de 28% nos gastos com publicidade em iOS em relação ao mesmo período de 2023, enquanto o Android cresceu apenas 5%, destacam dados da AppsFlyer.

Ilustração: Nik Neves