Depois do sucesso do Kantoo, seu curso de inglês pelo celular que atende a mais de 3 milhões de estudantes, a Vivo dá continuidade à sua aposta em serviços educacionais e cria uma aula de Português acessada por SMS, portal de voz e site web. Trata-se do "Vivo Português com Professor Pasquale", que conta com a supervisão do famoso professor da língua portuguesa. A proposta é esclarecer dúvidas em dez etapas, como acentuação, pontuação, conjugação verbal, crase, dentre outros. O serviço custa R$ 2,99 por semana, sendo gratuita a primeira semana.

As lições são enviadas por SMS, mas podem ser acessadas também através de um portal de voz. O histórico do estudante é armazenado pelo sistema e é com base em suas principais dúvidas que é preparado o ciclo seguinte de aulas, garantindo um atendimento personalizado. Para aprofundar o conhecimento, estão disponíveis fascículos virtuais na web. O tráfego de mensagens de texto no ambiente do serviço, as chamadas para o portal de voz e a navegação no site estão incluídas no valor da assinatura semanal.

O serviço pode ser assinado por usuários da Vivo enviando uma mensagem de texto com a palavra PASQUALE para o número 1515, ou ligando para *6065, ou acessando o site www.professorpasquale.com.br

Os parceiros da Vivo nesse projeto são Movile, Gold Editora, Reverso projetos interativos e Supportcomm.

Análise

O interesse por serviços de m-learning não está mais limitado à Vivo. Este ano, várias outras operadoras brasileiras seguiram o mesmo caminho. A TIM e a Oi criaram cursos de inglês e a Claro lançou uma biblioteca virtual — serviço similar à Nuvem de Livros, da Vivo.