Bots

Ilustração: Cecilia Marins

Em atividade desde as eleições de 2020, o bot Tira-Dúvidas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atuou novamente, em 2022, para promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral. Neste ano, foram 176,2 milhões de mensagens trocadas pelo chatbot, que funciona no WhatsApp, considerando todas as enviadas e recebidas.

6,1 milhões de usuários únicos interagiram com o Tira-Dúvidas, até 31 de outubro, quando foi realizado o segundo turno das eleições. Desses, 4,5 milhões se cadastraram para receber mensagens ativamente – em 5 de setembro, havia apenas 530 mil. 86 milhões de conversas foram iniciadas com o assistente virtual.

Os números dessas eleições são muito superiores aos de 2020, quando apenas 1 milhão de pessoas interagiram com o chatbot do TSE, que acabava de ser criado. Naquele ano, foram trocadas 18,7 milhões de mensagens, entre enviadas e recebidas, quase 90% menos do que o volume desse pleito.

Desenvolvido pela Infobip, o Tira-Dúvidas foi lançado em setembro de 2020, inicialmente para facilitar o acesso de eleitores a informações relevantes sobre as eleições, em um momento no qual a disseminação de desinformação se tornou uma das principais ferramentas políticas. Essa foi a primeira parceria do tipo feita pelo WhatsApp com uma autoridade eleitoral no mundo. 

Neste pleito de 2022, uma das novidades foi que o assistente virtual também passou a enviar mensagens proativas aos eleitores, ensinando a lidar com notícias falsas. Também foi introduzida a possibilidade de se buscar por assuntos específicos dentro do chatbot, tendo acesso a conteúdos verificados relacionados aos termos pesquisados. Em caso de não haver nenhuma correspondência, a informação é enviada ao grupo de checadores e a pessoa é notificada quando algum conteúdo fica disponível.

“Essa inovação põe em outro patamar a forma como as pessoas podem acessar informações verificadas no WhatsApp”, apontou Dario Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, na ocasião do lançamento do recurso, em setembro de 2022.

Em 2020, o canal já trazia informações sobre dia, horários e local de votação, como regularizar o título de eleitor, biometria e até dicas para mesários. Algumas das perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral também tinham respostas no chatbot.

Uma das opções, chamada de “Fato ou Boato”, é um serviço para esclarecimento de notícias falsas e desinformação envolvendo o processo eleitoral. O usuário consegue acessar conteúdos desmentidos por agências de checagem, desmistificar boatos sobre a urna e outros conteúdos.

Nessas eleições, o canal do TSE no Telegram, por sua vez, atingiu 371 mil usuários inscritos. Lançado em maio de 2022, ele não funciona como um chatbot, mas também disponibiliza informações relevantes aos eleitores, além de combater notícias falsas.