O Itaú anunciou nesta semana uma modalidade de transferência de dinheiro para o exterior na qual a pessoa, do outro lado, recebe em instantes a quantia enviada. A opção está disponível para todos os clientes do banco em seu aplicativo (Android, iOS). Normalmente, o mesmo serviço é feito em até dois dias úteis. Porém, a nova opção é válida apenas para envio de dinheiro para conta própria fora do País ou auxílio financeiro a estudantes e familiares que estejam no exterior, o que equivale, segundo a instituição financeira, a 80% das transações internacionais de pessoas físicas. O novo serviço está disponível de 9h30 às 16h, horário de Brasília.

Para fazer a transferência, o cliente deve entrar no app Itaú, na categoria “Câmbio”, dentro da aba de serviços. Em seguida, escolher a opção Câmbio, depois, Transferência Internacional. No fim, basta clicar em Enviar. Durante o processo, o cliente deve informar o motivo do envio do dinheiro.

Atualmente, as transferências internacionais pelo Itaú podem ser feitas de forma digital, 24 horas por dia e sete dias por semana para praticamente todos os países. O cliente também pode fazer o agendamento de operações recorrentes, acompanhar os status das operações, tirar fotos e fazer o upload de documentos (caso sejam necessários) e realizar o cadastro de favorecidos.

As tarifas aplicadas serão as mesmas que já eram aplicadas anteriormente, ou seja, uma taxa de R$ 115,00. São levadas em conta a taxa de câmbio do momento com percentual sobre o valor, além do IOF.