A RevUp, uma consultoria ambiental brasileira, quer usar a tecnologia móvel para transformar o trabalho de coleta de lixo nas grandes cidades. A ideia é incluir módulos de GPS nos caminhões e prover aplicativos móveis nos quais os cidadãos acompanhariam com precisão de minutos o deslocamento dos veículos, levando seus sacos de lixo para fora na hora certa. "Hoje em dia você bota o saco na calçada com horas de antecedência. Se cai uma tempestade, espalha o lixo todo", comenta Claudio Vieira, diretor da RevUp. O app também serviria para otimizar a gestão da frota de caminhões, direcionando os motoristas para onde está o lixo, com a melhor rota em termos de distância e de tempo.

A consultoria é a representante exclusiva da europeia D-Waste, que implementa soluções tecnológicas para coleta de lixo em várias grandes cidades daquele continente. Para cada cidade é desenvolvida uma solução própria. "A RevUp faz todo o diagnóstico, compila as informações e, conjuntamente com escritório da D-Waste na Europa, elabora o app", explica Vieira. A empresa está em negociação com diversas prefeituras brasileiras sobre o tema.

A RevUp nasceu em razão da lei nacional de resíduos sólidos, promulgada em 2010. Entre as exigências da lei, consta que toda cidade precisa ter um plano integral de gestão de resíduos sólidos. Além disso, a partir de 2014 os lixões devem ser trocados por aterros sanitários, que ainda são poucos no Brasil. Nesse contexto, uma logística inteligente na coleta do lixo será essencial para as prefeituras e a tecnologia móvel poderá ser uma aliada importante, aposta Vieira.

Para quem quiser conhecer melhor a D-Waste, a empresa disponibiliza um app gratuito para Android e iOS chamado D-Waste Atlas, que reúne informações gerais sobre descarte de resíduos sólidos.