A Westwing, loja virtual de móveis e peças de decoração, lançou um aplicativo móvel para Android e iOS em português. A empresa alemã está presente em mais onze países além do Brasil e começou a apostar no mobile para aumentar as vendas das peças, escolhidas pelo design e com foco nos públicos das classes A, B, C.

Na Europa, o aplicativo para iOS foi lançado em agosto e representou 30% das vendas na região no último mês. “No Brasil, não existem motivos para não esperar um crescimento no mesmo patamar que os resultados da Europa, até porque a maior parte dos nossos compradores são das classes A e B, que já têm smartphones e estão familiarizados com os recursos mobile”, prevê Antony Martins, CEO da Westwing no Brasil. A maioria do público da Westwing é feminino, entre 26 e 40 anos de idade.

Segundo ele, a indústria de decoração no País é promissora. Conforme as pessoas ganham mais poder de compra, gostam de receber mais amigos em casa e mostrar seu estilo e personalidade através da decoração. O diferencial da loja virtual para Martins é o conteúdo oferecido com os produtos. “A gente busca que o consumidor entenda um pouco mais daquele produto, as características, com o que a peça combina, qual o estilo do design”, explica. A empresa também comercializa produtos mais em conta, visando a classe C.

O aplicativo tem o mesmo conteúdo do site, com as opções de compra por cartão de débito, crédito e débito em conta, mas a adaptação para mobile foi um desafio para a área de tecnologia da Westwing, responsável pelo desenvolvimento do app. “Essa proposta de conteúdo mais produto em um device que tem uma telinha muito menor foi um desafio para conseguir deixar a experiência de uso de forma prática, fácil e funcional”, diz Martins.

A Westwing compra a maioria dos produtos de fornecedores brasileiros e uma parte de peças importadas para revender. A empresa possui um centro de distribuição em Jundiaí (SP), de onde saem entregas para todo o Brasil. Ela vende cerca de cinco mil itens por dia no País, que é o segundo maior em consumidores para a empresa, depois da Alemanha.

Campanhas

Para atrair os compradores, a loja virtual promove campanhas temáticas diárias, semelhante a clubes de compra de moda. “Definimos um tema, baseado em alguma tendência, e entramos em contato com os fornecedores que atendem o tema específico para desenvolver o conteúdo. Lançamos sete campanhas todos os dias, são cerca de 6 mil produtos novos toda semana, que ficam no ar de quatro a cinco dias”, explica o CEO. Nas campanhas, há descontos ou produtos exclusivos para os cadastrados.