(divulgação: Amazon)

A Amazon terminou o ano de 2022 com um prejuízo líquido de US$ 2,7 bilhões, ante um lucro líquido de US$ 33,5 bilhões em 2021. Um dos motivos para o recuo foi uma perda de valor antes dos impostos com o investimento de US$ 13 bilhões na Rivian Automotive, algo que foi adicionado à receita não operacional (gasto).

Um ano antes, a Amazon ganhou US$ 12 bilhões com valores antes dos impostos.

Outro ponto que colaborou para o prejuízo foi o aumento de 12,5% nos gastos operacionais, de US$ 445 milhões para US$ 500 milhões, devido a prejuízos operacionais no e-commerce da América do Norte (US$ 2,8 bilhões) e no resto do mundo (US$ 7 bilhões). Por outro lado, o AWS teve um lucro operacional de US$ 23 bilhões.

Receita

Em receita de vendas, a Amazon registrou uma alta de 10%, ao passar de US$ 470 bilhões para US$ 513 bilhões. Se excluído US$ 15,5 bilhões de impacto desfavorável na mudança do câmbio, as vendas aumentariam 13%. As vendas de AWS cresceram 29% e chegaram a US$ 80 bilhões em 2022, ante US$ 62 bilhões de um ano antes. Por sua vez, a receita do e-commerce na América do Norte aumentou 12,5%, de US$ 280 bilhões para US$ 315 bilhões. E o faturamento da Amazon no comércio eletrônico no resto do mundo caiu 8%, de US$ 127 bilhões para US$ 118 bilhões.