Há uma infinidade de aplicativos infantis para iPad e é difícil para os pais garimpar coisas bacanas. Às vezes, acaba-se baixando muita porcaria. Por isso, quando encontro algum que vale a pena me sinto na obrigação de recomendar nesta coluna de resenhas do Mobile Time. É o caso de "Sago Mini Ocean Swimmer", um app delicioso para crianças bem pequenas (eu diria a partir de um ano e meio), que serve como um primeiro contato com o tablet.

Em "Sago Mini Ocean Swimmer" você controla um simpático peixe no fundo do mar. Basta arrastar o dedo para mover o peixe ou clicar em um ponto da tela para levá-lo até lá. Quando se aproxima de algum objeto ou de outro bicho no cenário, é exibida uma curta animação. Todas as interações são divertidas e os desenhos são fofos sem serem bobos. Não há falas, o que permite que seja apreciado por crianças do mundo inteiro. O cenário é finito, mas dá voltas (se você conduzir o peixe para esquerda ou para a direita vai acabar retornando ao mesmo ponto). É, na prática, um jogo (?) aberto, sem narrativa linear e que serve como um bom passatempo e um primeiro contato com a tecnologia touch screen.

Meu filho de dois anos e meio adora. Foi o primeiro app que ele curtiu e entendeu. Vive repetindo algumas interações que gosta mais, até enjoar. Tenho outro filho, de 10 meses, que ainda não consegue mexer – bate com os dedos na tela sem coordenação ou objetivo. Mas logo vai apreciar também. E, talvez o mais importante, é uma brincadeira que os adultos também curtem e não se cansam tão rapidamente quanto os clipes de uma certa galinha azul.

Link para download na App Store

Link para download na loja da Amazon (Android)