Até março de 2019 o Brasil contará com 10 milhões de carteiras de motorista (CNHs) digitais emitidas pelo Serpro, sobre um total de 24 milhões de condutores habilitados no País. A CNH digital existe dentro de um app para celular. Ela inclui um QR code que pode ser lido pelo smartphone do guarda de trânsito.

Hoje, há apenas 500 mil CNHs digitais no Brasil. O salto para 10 milhões em tão pouco tempo acontecerá porque o Serpro, desenvolvedor da tecnologia por trás da solução, vai aperfeiçoar o processo e permitir que o cidadão gere a CNH digital remotamente, sem precisar comparecer a um posto do Detran. Os detalhes de como isso será feito vão ser apresentados pelo Ministério das Cidades em uma coletiva de imprensa em breve. A projeção foi dada pela diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, durante o Mobi-ID, seminário sobre identificação e autenticação digitais realizado nesta segunda-feira, 26, em São Paulo.

A executiva reforçou a importância da digitalização de documentos para aumentar a segurança do cidadão, pois proporciona uma redução no número de fraudes. “Somente em São Paulo, antes desse projeto, cerca de 300 mil CNHs eram fraudadas por mês”, relatou.

Guimarães espera que no futuro o cidadão brasileiro poderá carregar todos os seus documentos de forma digital, em uma carteira virtual em seu smartphone.