|Atualizado em 28 de novembro| Disponível no Brasil desde 2017, o aplicativo Kwai (Android, iOS), da chinesa Kuaishou, registra atualmente 7 milhões de usuários ativos diários (DAUs, na sigla em inglês) no País, informa sua diretora global de operações, Wu Yan, em entrevista por email para Mobile Time. O app funciona como uma plataforma de criação e distribuição de vídeos curtos feitos, com monetização através de comércio eletrônico e publicidade, principalmente. O Brasil é tido pela empresa como um dos seus principais mercados no exterior.

Wu Yan, diretora global de operações da Kuaishou, desenvolvedora do Kwai

Mobile Time – Por que decidiram lançar o app no Brasil?

Wu Yan – Com uma população de mais de 200 milhões, o Brasil é um grande mercado para qualquer empresa. O povo brasileiro tem um forte interesse nas mídias sociais. Kuaishou vê grandes potenciais no mercado brasileiro.

Quais foram as principais alterações feitas no app para adaptá-lo ao público brasileiro?

No Brasil, o conteúdo mais popular entre os usuários é engraçado e musical. Uma pesquisa dentro do aplicativo mostra que nossos usuários brasileiros gostam especialmente de vídeos engraçados (59%), bem como de vídeos musicais (54,4%), talento e habilidade (35,4%) e gente bonita (30,1%). Enquanto isso, nossos dados mostram que a maioria dos vídeos postados pelos usuários chineses de Kuaishou são vídeos da vida cotidiana (28%), seguidos por beleza (14%), comida (11%), talento (8%) e habilidade ocupacional (8%). Em comparação, pode-se concluir que os usuários brasileiros são mais apaixonados e bem-humorados quando se trata de conteúdo de vídeo, de modo que vídeos engraçados e musicais são os mais populares entre os usuários brasileiros.

Planejamos trabalhar nessa direção com base nesses dados e nos concentraremos em aprender e nos adaptar ao ambiente local com base nas características do país para fornecer aos usuários locais produtos de qualidade que estejam de acordo com a cultura local.

Qual é a estratégia de lançamento para construir sua base inicial de usuários no Brasil?

O núcleo da estratégia de mercado da Kwai no Brasil é a “localização”. Nós nos envolvemos em operações de localização para aumentar a aderência da comunidade, fazer bom uso do conteúdo para estabelecer conexões, formar uma boa comunidade e aumentar a felicidade única de cada usuário usando tecnologia avançada.

Quantos MAUs espera ter no Brasil após 12 meses de operação?

Não divulgamos dados confidenciais de mercado. Mas o que posso compartilhar com você é que temos o prazer de anunciar que agora temos 7 milhões de usuários ativos diários (DAU) no Brasil e estamos confiantes de que ainda há um grande espaço para crescimento.

Qual estrutura será montada no Brasil? Terão um escritório local? Um country manager? Uma equipe?

A Kuaishou abriu recentemente seu escritório brasileiro em São Paulo, com a intenção de expandir seus negócios mais rapidamente no mercado brasileiro, que a Kuaishou posiciona como um de seus mercados mais importantes no exterior.

Qual é o modelo de monetização do Kwai?

Os modelos de lucro da Kuaishou incluem comércio eletrônico, transmissão ao vivo, publicidade e marketing, que já são relativamente bem estabelecidos.

Testei rapidamente o Kwai e a proposta me parece próxima àquela do Tik Tok. Quais seriam os principais diferenciais positivos do Kwai em relação ao concorrente?

Kwai coloca mais ênfase na inclusão na distribuição de tráfego. O Kwai distribui o tráfego não apenas para celebridades, mas também para pessoas comuns e conteúdo de cauda longa, permitindo que sejam vistos de maneira justa, para que os usuários possam se comunicar na comunidade igualmente e o conteúdo esteja mais próximo das pessoas.

Kwai e Tik Tok, como pequenas plataformas de vídeo, têm muitas coisas em comum, mas também são muito distintas entre si. Com isso dito, o que ambas as plataformas precisam fazer é atender bem aos usuários e atender à forte demanda dos usuários de vídeos curtos.

Qual é a idade mínima para a utilização do Kwai?

Kwai exige que alguém tenha pelo menos 12 anos de idade antes de poder criar uma conta.

Qual a política do Kwai para evitar a publicação de conteúdo inapropriado (violência, pornografia etc)?

Kwai atribui grande importância à construção de um ambiente comunitário saudável. Kwai possui regras estritas e claras da comunidade, com um sistema completo de classificação e revisão de conteúdo, além de uma equipe de revisão de conteúdo. Nesse aspecto, Kwai lidera o setor em tecnologia, efeito e eficiência, especialmente em reconhecimento de imagem, reconhecimento de voz, reconhecimento de palavras sensíveis e tecnologia de revisão de conteúdo de transmissão ao vivo.

O aplicativo já está aderente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor no Brasil em agosto do ano que vem?

Durante suas operações no exterior, a Kuaishou respeita as leis internacionais e obedece à legislação local.