O iPad completa 10 anos de vida. O aparelho foi considerado como algo entre o laptop e o celular. O lançamento aconteceu dias após o término da Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, por Steve Jobs, em um momento em que os netbooks estavam dominando as vendas de computadores pessoais.

O primeiro tablet tinha 9,7 polegadas e foi desenhado para oferecer uma melhor experiência em navegação na Internet, e-mail, fotos, músicas, jogos e ebooks. Vale lembrar que a Microsoft tentou lançar a ideia de um tablet PC ainda em 2001, com um derivado do Windows XP Tablet PC Edition e até PCs ultramóveis especiais em 2006 – mas ambas as iniciativas fracassaram.

Nem tão grande quanto um notebook, nem tão simples de manusear quanto um smartphone – por ser grande demais para fazer ligações – o iPad foi bastante ridicularizado à época. A Wired, por exemplo, o rotulou como “pouco mais que um iPhone gigante”, e algumas previsões eram de que seria uma linha de produtos pouco significativa para a Apple.

Porém, de acordo com o site The Verge, no primeiro dia de vendas, a Apple vendeu 300 mil unidades do novo aparelho. Dois meses depois, vendeu um total de 2 milhões de iPads. Ao todo, em 2010, foram vendidas 7,5 milhões de aparelhos. No ano seguinte, Appe vendeu 32,4 milhões de tablets e, em 2012, foram 58,3 milhões. Em 2013, atingiu seu auge, com a venda de 71 milhões de unidades.

Apesar de as vendas caírem de lá para cá, a Apple vendeu ao todo 350 milhões de unidades de seu tablet.