A Comissão Europeia aprovou nesta quinta-feira, 27, a aquisição da Kustomer pela Meta (ex-Facebook) de forma parcial. De acordo com posicionamento da vice-presidente executiva do órgão, Margrethe Vestager, uma investigação indicou risco com a posição de domínio da compradora no mercado de softwares de CRM e atendimento ao cliente.

A Kustomer é uma empresa que foi adquirida pela Meta em 2021 por aproximadamente US$ 1 bilhão. Esta startup oferece softwares de serviço de atendimento ao cliente e suporte ao CRM, que, uma vez plugados ao WhatsApp, Messenger e Instagram, entrega informações importantes de consumidores para empresas inseridas neste universo.

Na visão do regulador europeu, a Meta teria a habilidade e os incentivos econômicos para criar estratégias que impeçam os rivais de terem acesso às APIs de suas plataformas. Com isso, o mercado de CRM pode ter redução da competição, altos preços, baixa qualidade e menos inovação, em especial para pequenas e médias empresas.

Como remédios, a Comissão Europeia pediu para a compradora: uma API pública para suas plataformas de mensageria que possam ser usadas por competidores e novos entrantes; manter essa API atualizada e melhorada; e incluir um gestor que será indicado antes do final transação para confirmar que a Meta fará essas mudanças.

O regulador também analisou o mercado de publicidade online, mas não encontrou razões para correções, pois os competidores terão alternativas viáveis para disputar com a Meta.