Uma das metas de desenvolvimento sustentável da ONU é garantir que em 2030 toda as pessoas no mundo tenham um documento de identificação. Em alguns países esse é um objetivo difícil, mas a tecnologia móvel pode ajudar. No Paquistão, por exemplo, apenas 33% dos recém-nascidos são registrados. Mas uma solução desenvolvida pela operadora Telenor, em parceria com o governo paquistanês, está conseguindo enfrentar o problema. Através de um aplicativo móvel, profissionais de saúde e funcionários da operadora devidamente autorizados pelo governo local estão realizando o registro dos bebês em comunidades carentes diretamente em smartphones. O projeto foi lançado em 2014. Desde então 700 mil bebês foram registrados através do mobile, informa Zainab Hussain Siddiqui, diretora de sustentabilidade do grupo Telenor, em entrevista para Mobile Time, durante o MWC19, em Barcelona.

“O registro de crianças é custoso e complicado para muita gente no Paquistão. Com a tecnologia móvel simplificamos o processo”, relata Siddiqui. O formulário tradicional em papel é trocado por uma versão digital no app e preenchido pelo funcionário da operadora ou do governo. Vale lembrar que o índice de analfabetismo no Paquistão também é alto. Uma vez feito o registro, os pais recebem a certidão de nascimento imprensa em um prazo que pode variar de três dias a três meses.

O sucesso do projeto no Paquistão fez com que a Telenor o replicasse em Mianmar, onde também atua. E está em estudo levá-lo para Bangladesh.