A Apple adquiriu a startup WaveOne, que desenvolvia algoritmos para compressão de vídeo baseados em inteligência artificial (IA), apesar de não ter anunciado oficialmente. Bob Stankosh, ex-head de desenvolvimento de vendas e negócios da WaveOne, publicou sobre a venda em post nas redes sociais, há cerca de um mês, mas a aquisição só repercutiu nesta segunda-feira, 27, após relato do TechCrunch.

Fundada em 2016, a companhia criou uma tecnologia para otimizar codecs de vídeo por meio de IA, tornando a reprodução online mais leve. A principal inovação foi um algoritmo de compressão e descompressão “consciente do conteúdo”, que podia ser executado em aceleradores de IA embutidos em smartphones e PCs, capaz de identificar elementos dentro de um frame. A tecnologia da startup permitia, por exemplo, priorizar rostos e palavras em uma cena, para economizar banda larga.

No geral, a compressão de um conteúdo ocorre no lado do provedor, como servidores do YouTube, enquanto o dispositivo do usuário final faz a descompressão. Novos codecs exigem novos hardwares, feitos especialmente para acelerar a compressão ou descompressão, o que dificulta sua implementação, por isso a solução da WaveOne foi inovadora. Segundo a startup, sua tecnologia, independente de hardware, poderia reduzir pela metade o tamanho de arquivos de vídeo, com ganhos em cenas mais complexas.

A companhia também disse que sua tecnologia era resiliente, em caso de interrupções repentinas na conectividade, pois conseguia fazer um “melhor palpite” do que exibir no frame, com base nos bits disponíveis, para o vídeo não congelar. Em momentos de problemas na conexão, ela apenas mostraria menos detalhes.

Antes da aquisição da Apple, a WaveOne havia captado US$ 9 milhões em investimentos, da Khosla Ventures, Vela Partners, Incubate Fund, Omega Venture Partners e Blue Ivy.

O site da WaveOne saiu do ar em janeiro de 2023. No mês seguinte, fevereiro, ex-funcionários, incluindo um dos cofundadores, passaram a trabalhar com aprendizado de máquina na Apple.

Os cofundadores já haviam trabalhado com IA antes. Lubomir Bourdev foi membro fundador da divisão de pesquisa de IA da Meta. Ele e Oren Rippel trabalharam na equipe de visão computacional da Meta, responsável pela moderação de conteúdo, pesquisa visual e classificação de feeds no Facebook.