O YouTube (Android, iOS) lança uma nova ferramenta no Creator Studio que exigirá que os criadores de conteúdo divulguem a seus espectadores se um vídeo realista foi feito com inteligência artificial. O anúncio aconteceu nesta segunda-feira, 18.

A medida previne que um usuário da plataforma seja induzido a acreditar que o vídeo criado sinteticamente é real.

O alvo do YouTube são vídeos feitos com imagens realistas, assim, os criadores terão que divulgar quando alterarem digitalmente o conteúdo para “substituir o rosto de um indivíduo pelo de outro ou gerar sinteticamente a voz de uma pessoa para narrar um vídeo”, diz o YouTube.

Os criadores de conteúdo também deverão informar se o conteúdo altera a filmagem de eventos ou lugares reais, como fazer parecer que um prédio real pegou fogo. Será necessário também divulgar quando gerarem cenas realistas de grandes eventos fictícios, como um tornado se movendo em direção a uma cidade real.

A plataforma diz que os vídeos terão um rótulo na descrição expandida, mas aqueles com conteúdo mais delicados – como notícias ou saúde – terão um rótulo no próprio vídeo.

A novidade começa a aparecer nas próximas semanas, começando pelo aplicativo e, em seguida, será visualizada no computador e na TV.

O YouTube considera implementar medidas de fiscalização para criadores que optarem por não usar os rótulos com frequência. A empresa afirma que adicionará rótulos em alguns casos quando o próprio criador não tiver adicionado, especialmente se o conteúdo tiver o potencial de confundir ou enganar as pessoas.