A OUVI+, que atua no Brasil, no México e na Noruega, anunciou o pré-lançamento de sua nova solução para marketing móvel: o Mobile Coupon. ferramenta que possibilita o lançamento de campanhas através de cupons promocionais distribuídos via celular. “Estimamos que 5% dos consumidores brasileiros usarão ao menos um mobile coupon durante 2012, o que significa cerca de 12 milhões de cupons. Porém, como o consumidor brasileiro se adaptou rápido aos cupons nas compras coletivas, pode ser que o resultado supere as nossas expectativas”, disse o CEO da OUVI+, Tore Haugland.

Através de campanhas piloto feitas no ano passado, a OUVI+ confirmou que o consumidor brasileiro tem grande interesse pelo sistema de cupons móveis. A empresa está em negociações finais com cinco grandes varejistas para a implementação da solução. O primeiro (cujo nome está sendo mantido em sigilo) iniciará a primeira fase em algumas praças em maio com roll-out para mais de 300 lojas até o final do ano. A expectativa da empresa é de que, até o final de 2012, 10 redes de varejo terão implementado a solução.

O varejista que desejar aderir ao sistema da OUVI+ terá acesso a um painel de controle, através de login e senha direto no site da OUVI+. Lá, ele configura a campanha, define a validade da mesma, faz o upload da imagem do cupom e cria as palavras-chave que ele divulgará nos seus canais de mídia. Assim que for criada uma campanha, a equipe da OUVI+ aprovará a mesma junto com as operadoras, conforme as regras delas e as boas práticas definidas pela MMA.

O consumidor terá acesso aos cupons através de SMS ou via aplicativos e sites móveis. O modelo de negócios é baseado em SaaS (Software as a Service), ou seja, o varejista não precisa dividir a receita sobre a venda com a OUVI+, ele só paga uma licença mensal por loja, dependendo de quantas campanhas usar por mês. O consumidor paga o custo de um SMS (0,31+tributos) para receber o cupom ou caso opte por visualizar o cupom via mobile site, os dados de tráfego. Para o consumidor, vale a pena porque ele ganha com a validação do cupom, que lhe dará benefícuis de valor maior do que o custo do SMS.

Dados internacionais

Como referência, nos EUA, segundo um recente relatório da eMarketer, o número de usuários de mobile coupons vai dobrar em dois anos, chegando a 36 milhões de usuários em 2013. Segundo uma pesquisa da Juniper Research, o valor global de resgate de mobile coupons vai atingir US$ 43 bilhões até 2016, mostrando um forte crescimento comparado aos US$ 5,5 bilhões em 2011.