Cupons promocionais em papel estão com os dias contados. A tendência é que eles migrem para a tela do celular. Uma empresa gaúcha vem testando há 11 meses essa novidade em Porto Alegre, sob o nome de Mobo, e esta semana aporta em São Paulo e Rio de Janeiro com a experiência de já ter gerado cupons móveis para mais de 300 marcas, incluindo McDonald´s, Domino´s, Yogoberry, Fnac, Subway e AM/PM. Com 40 mil usuários conquistados na capital do Rio Grande do Sul, a meta da Mobo é alcançar uma base de 200 mil até dezembro, quando pretende estar operando em outras cinco capitais brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Recife).

O Mobo é diferente dos sites de compras coletivas, pois não há nenhum custo para o consumidor e os descontos não dependem de se angariar uma quantidade mínima de pessoas.  A companhia cobra por cada campanha de cada anunciante, mas o valor varia de acordo com o resultado obtido. Além disso, pode oferecer serviços especiais, como ofertas segmentadas, conforme a plataforma aprende sobre sua base de usuários. "Somos uma empresa de inteligência comportamental", explica Gabriel Xavier, diretor executivo da Mobo. Quanto mais as pessoas usarem o serviço, melhor a plataforma conhecerá seus hábitos de consumo, podendo ser mais assertiva quando oferecer promoções via mensagens "push".

Para o consumidor, a mecânica é simples: basta baixar o app gratuito (disponível para iOS e Android) e navegar pelos cupons disponíveis. Nesta segunda-feira, 23, por exemplo, no Rio de Janeiro, há cupons de descontos na pizzaria Vezpa, na torteria Piffer, no restaurante Viena, dentre outros. As buscas podem ser feitas por proximidade, por popularidade, por data de lançamento ou diretamente pelo nome da empresa. Uma vez selecionado o cupom desejado, basta clicar nele para receber em seguida um código único que dá direito à sua utilização no estabelecimento comercial. Os cupons baixados e seus respectivos códigos ficam armazenados em uma aba do app. Também é possível baixar cupons pela web e receber os códigos por SMS.

Cada campanha promocional tem um número limitado de cupons, informação que é destacada logo na primeira página. Há sempre uma data de validade para cada promoção. Para usufruir do desconto, basta apresentar o código ao visitar o estabelecimento comercial. Este checa através de uma ferramenta na web se aquele código ainda não foi utilizado, validando em seguida a transação.

"O foco não é um público sensível a preço, mas sensível a oportunidade. Ao contrário dos sites de compras coletivas, não queremos necessariamente gerar novos usuários para o lugar, mas aumentar a sua frequência. Por enquanto o público está concentrado nas classes A e B", explica Xavier.

Dos 40 mil usuários, cerca de 10 mil utilizam o app móvel e o restante acessa via web. Em média, os usuários do app baixam 2,5 cupons por mês, enquanto entre os usuários da web a média é de 0,6 por mês. A taxa de conversão, ou seja, de uso efetivo do cupom varia de 30% a 60% entre restaurantes, afirma Xavier.