Uma onda de relatos na Austrália dão conta de que hackers estariam utilizando o recurso Find My iPhone, da própria Apple, para "sequestrar" iPhones, iPods, iPads e até computadores Mac. De acordo com o jornal The Sydney Morning Herald nesta terça-feira, 27, vários usuários disseram que seus aparelhos foram bloqueados de repente pelo mecanismo de segurança. Uma mensagem em seguida dizia que o dispositivo havia sido hackeado por Oleg Pliss e que para desbloquear era necessário depositar uma quantia de US$ 50 a US$ 100 em uma conta no PayPal.

Oleg Pliss é provavelmente um nome fictício, mas o golpe pode não ser exatamente uma falha da Apple. Usuários australianos afetados procuraram as operadoras locais, como Vodafone, Rang Telstra e a Optus, mas todas negaram haver alguma brecha em suas redes. O que poderia ter havido é a exploração de banco de dados de outros serviços que, cruzados com informações disponíveis, poderiam ter levado os cibercriminosos a montarem uma base de usuários de aparelhos da Apple que potencialmente usariam a mesma senha do iCloud para outros serviços.

Para evitar que aconteça o mesmo há algumas alternativas, como não usar a mesma senha de outros serviços. Outra opção é a de utilizar a autenticação de dois fatores da Apple, que exige um código enviado por SMS ao iPhone ao utilizar a ferramenta Find My iPhone.