A agenda telefônica e o discador padrões dos smartphones Android não costumam ser muito práticos. Por isso mesmo, há um monte de opções de agendas independentes para download na Google Play. Outro dia mesmo resenhei uma delas, a Contatos+. Esta semana descobri outra ferramenta do gênero, ainda mais prática: o Drupe.

Esse app não é exatamente uma agenda e não substitui o Contacts+ – eu pelo menos sigo usando os dois. O Drupe é como se fosse um discador inteligente, integrado a diversos serviços de comunicação. Enquanto o Contacts+ se limita a chamadas de voz, email e SMS, o Drupe inclui ainda WhatsApp, Facebook Messenger e algumas opções surpreendentes sobre as quais escrevo mais adiante: calendário e Waze.

O que mais me chamou a atenção foi a solução criativa e simples que encontraram para a interface do Drupe. Ele funciona como aquela velha brincadeira de ligar os pontos no papel. São duas colunas: a da esquerda com os contatos e a da direita com as aplicações (chamada de voz, SMS, WhatsApp etc). Basta arrastar o rosto do contato para a ação que se deseja fazer. A coluna de contatos pode ser facilmente alterada entre a lista com os mais frequentes ou a lista dos mais recentes (basta uma leve arrastada de dedo para o centro). O Drupe classifica os grupos do WhatsApp como contatos, portanto, não estranhe se aquele grupo da faculdade ou da família aparecer na lista de contatos mais frequentes.

Outra boa sacada do Drupe: seu link está disponível a partir de qualquer tela do smartphone, mesmo dentro de outros apps e mesmo na tela bloqueada. Essa é uma grande vantagem sobre outros discadores. Seu símbolo são três discretos pontinhos fixos que podem ser instalados em qualquer canto da tela.

Como comentei no começo, além da integração com apps de comunicação, o Drupe dialoga também com o calendário e com o Waze. Se um contato é arrastado para o calendário, é aberta uma página para a criação de uma reunião com ele. O convite é mandado automaticamente pelo Drupe, via email. No caso do Waze, pode-se enviar a sua localização para o contato escolhido ou navegar até ele, se houver um endereço cadastrado.

O único ponto negativo: o tempo que o Drupe poupa graças à sua interface criativa e inteligente é perdido pelo tempo gasto para concretizar a ação solicitada. Para chamadas de voz tardam alguns segundos além do normal, o suficiente para o usuário estranhar e pensar que algo deu errado. Mas isso deve melhorar nos próximos smartphones high end, com processadores mais rápidos e mais memória RAM.

Link para download na Google Play