A Hyundai confirmou a criação de uma chave digital (Digital Key, em inglês) para abrir a porta de seus carros com smartphone, ou seja, sem o uso de uma chave física. Na solução, o motorista baixa o app Digital Key em seu celular, ajusta a configuração automaticamente e usa NFC de seus dispositivos para abrir a porta do veículo, seja pelo lado do carona ou do condutor.

O usuário ainda pode ligar o motor do carro via handset, dispensando novamente a chave física. Basta conectar o smartphone ao carregador wireless no painel do carro e então apertar o botão “start – stop” do automóvel. Além disso, o app permite carregar a configuração preferencial do motorista em posição de retrovisores, assentos, volante, controles de áudio, vídeo e navegação.

Ainda é possível usar Bluetooth para travar e destravar o veículo, ligar e desligar alarme e motor. A ideia da montadora sul-coreana é que a solução seja apresentada ao mercado na feira automobilística New York International Auto Show, em abril, junto com o modelo 2020 do sedã Sonata.

No futuro, a Hyundai acredita que o app poderá ter opção para manobrar automaticamente um carro para estacionar e para liberar o acesso de motorista em serviços de carros compartilhados.