A empresa de tecnologia tátil/háptico Immersion entregou um processo de uso indevido de propriedade intelectual (IP) contra a Meta nos Estados Unidos nesta sexta-feira, 27. No processo aberto na Corte Distrital do Oeste do Texas, a companhia alega que seis de suas patentes de efeitos hápticos foram usadas pela Meta:

  •     U.S. Patent No. 8,469,806: “System and method for providing complex haptic stimulation during input of control gestures, and relating to control of virtual equipment”;
  •     U.S. Patent No. 8,896,524: “Context-dependent haptic confirmation system”;
  •     U.S. Patent No. 9,727,217: “Haptically enhanced interactivity with interactive content”;
  •     U.S. Patent No. 10,248,298: “Haptically enhanced interactivity with interactive content”;
  •     U.S. Patent No. 10,269,222: “System with wearable device and haptic output device”;
  •     U.S. Patent No. 10,664,143: “Haptically enhanced interactivity with interactive content”.

As IPs teriam sido utilizadas em sistema de realidade aumentada e realidade virtual da Meta, como o Meta Quest 2.

O CEO e presidente do conselho da Immersion, Francis Jose, afirmou que sua tecnologia é crucial para experiências imersivas em realidade aumentada e virtual. Disse ainda que embora esteja “contente” que a Meta esteja usando tecnologia háptica em seu esforço multibilionário para criar o seu metaverso, ele deve proteger seu negócio de qualquer infração às suas propriedades intelectuais.

Importante dizer, a Immersion é uma empresa de 30 anos de mercado e produz tecnologias hápticas para setores como montadoras, dispositivos móveis, jogos e consoles.