Oculus; Meta

Exemplo do aplicativo Liteboxer com a atualização da API de gestos de mãos (reprodução/Oculus)

Em curso para avançar com sua proposta de metaverso, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou atualizações de rastreio de mãos (hand tracking, no original em inglês) da Presence Platform da Oculus nesta terça-feira, 19. A ideia é melhorar a captura de movimentos com as mãos do mundo físico para o digital.

Ou seja, a API de Hand Tracking da Presence Platform permitirá melhor rastreamento contínuo das mãos para aplicações de realidade aumentada, virtual ou mista, além de suporte aos gestos, movimento e oclusão com as mãos.

“No metaverso, as mãos (do usuário) vão se mover com naturalidade, assim como acontece no mundo físico”, escreve Zuckerberg, em seu perfil no Facebook. “Os desenvolvedores poderão integrar as mãos com mais responsividade aos seus apps. Por exemplo, um aplicativo de violão acústico terá mais velocidade para entregar riffs e notas para tocar (o instrumento) de forma mais realista na realidade virtual”, conclui.

Vale lembrar, a Presence Platform foi apresentada em outubro do ano passado, junto com a mudança de Facebook para Meta e a proposta do metaverso.