A Microcity, empresa brasileira de tecnologia da informação, lançou uma nova versão da Mobile Corp, sua solução para gerenciamento de dispositivos móveis em parceria com a Navita. O principal diferencial da versão é não ter um subsídio com pacotes de operadoras, permitindo que as empresas fiquem livres para negociar com qualquer operadora que desejarem.

Com a novidade, a Microcity espera incrementar R$ 20 milhões no faturamento de 2013, com a comercialização de 10 mil dispositivos, o que resultaria em um faturamento total de R$ 120 milhões neste ano.

“O principal foco dessa nova versão é que as empresas podem ter contratos personalizados e buscar o melhor pacote de dados e voz com ganhos de custo. A tendência é que as operadoras deixem de fazer subsídios para essa área corporativa”, diz Marcelo Rodrigues, diretor comercial da Microcity. A ideia da empresa é agilizar o processo de contratação, entrega dos equipamentos e a prestação de serviços. Além disso, a companhia enxerga isso como benefício para as próprias operadoras, que ampliariam as oportunidades de negócios.

A solução se enquadra em qualquer sistema operacional, mas a Microcity tem parcerias para fornecer dispositivos da Apple, Samsung e HP. “Com a Mobile Corp, visamos aumentar essas parcerias. As próximas dependem muito da demanda e da tendência do mercado. Agora, por exemplo, com o Windows 8 e 8.1, devemos focar em entender esse ambiente”, afirma Rodrigues.

A área de mobilidade deve representar 20% dos negócios da empresa no final de 2014. Dos 150 clientes da Microcity, 40% já buscam uma alternativa móvel, enquanto cinco já têm a solução implementada e amadurecida. Entre os próximos passos, a empresa deve criar mais intimidade com os clientes que estão aderindo à solução. “O gestor de TI foi atropelado pela mobilidade, e por isso criamos a solução fim a fim para adequar a rede interna dos nossos clientes. A mobilidade não pode ser vista apenas como e-mail. É preciso pensar em TI do ponto de vista da demanda do mercado e do usuário remoto”, diz Rodrigues.