|Atualizado em 28 de junho, às 10h24, com informação sobre campanha do WhatsApp contra spam| Um dos maiores ativos do WhatsApp (Android, iOS) é a sua relevância no dia a dia dos usuários. Por ser o principal canal de mensageria móvel dos brasileiros, segundo Pesquisa Panorama Mobile Time | Opinion Box de Mensageria no Brasil, o WhatsApp consegue garantir taxas de conversão muito mais altas que quaisquer outros meios digitais. O desafio da Meta, porém, é proteger essa relevância, evitando que aconteça com o WhatsApp o mesmo que houve em outros canais, como email e SMS, que foram inundados por spam. O head do WhatsApp no Brasil, Guilherme Horn, reconhece esse risco, e entende que um dos caminhos para evitá-lo é fomentando a hiperpersonalização, ou seja, o envio de mensagens que sejam altamente personalizadas e, logo, relevantes para os destinatários.

“O email era muito útil mas perdeu relevância por causa de spam. Esse é o grande risco que temos com o WhatsApp. Não podemos deixar isso acontecer. E a forma de evitar é através da hiperpersonalização”, disse o executivo durante painel na Febraban Tech, nesta terça-feira, 27, em São Paulo.

Horn, porém, entende que é preciso redefinir o conceito de spam no caso do WhatsApp. “O spam dentro do email é uma mensagem com conteúdo que não te interessa. No WhatsApp pode ser um texto longo, ou uma mensagem ofensiva, ou enviada em uma hora inadequada. O conceito de spam fica mais abrangente no WhatsApp, porque a chance de ser invasivo é maior. A hiperpersonalização é uma forma de evitar isso”, explicou.

Vale destacar que o WhatsApp criou recentemente uma campanha para incentivar os usuários a denunciarem ou bloquearem usuários desconhecidos que enviarem spam, mecanismo presente no app de mensageria.

Super Bots Experience

O head do WhatsApp no Brasil participará do painel “A estratégia dos principais canais e plataformas de IA”, junto com a diretora de dados, IA apps e automação da IBM Brasil, Marcela Vairo, no Super Bots Experience, evento que acontecerá dias 1 e 2 de agosto, no WTC, em São Paulo, com organização do Mobile Time. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br.