Uma pesquisa realizada pela Acision no Reino Unido e nos EUA revela algumas diferenças no uso do serviço de mensagem de texto (SMS) de acordo com o gênero e a faixa etária. Em média, homens enviam mensagens de texto para 17 contatos diferentes regularmente, enquanto entre as mulheres a média é de 13 contatos. Entretanto, as mensagens dos homens tendem a ser mais curtas e diretas, geralmente com o objetivo de evitar uma chamada telefônica. Os textos das mulheres nas mensagens são mais longos.

Entre os jovens de 18 a 25 anos, a média de tráfego é de 19 mensagens por dia, ou 133 por semana, o que representa mais que o dobro da média de todas as outras faixas etárias analisadas. Outro fato interessante é que 94% dos jovens utilizam o SMS frequentemente e apenas 19% acessam serviços de comunicação via IP no celular, como Skype e WhatsApp.

Entre as pessoas acima de 55 anos, os destinatários mais comuns das mensagens são familiares, conforme responderam 55% deles. No grupo abaixo de 25 anos, apenas 19% disseram enviar SMS a parentes, enquanto 45% responderam que enviam principalmente para amigos.

A Acision apresentou os resultados do estudo ao psicólogo Graham Jones, especializado em Internet, que comentou: "Como o telefone móvel e mensagens de texto são tecnologias que os jovens têm convivido no decorrer de seu crescimento, eles vão naturalmente enviar mais mensagens de texto. Há 30 anos, os adolescentes telefonavam para seus amigos, como parte do crescimento e desenvolvimento social, hoje eles enviam SMS. As razões sociais não mudaram, mas o método de comunicação preferido mudou”.