Um novo golpe via WhatsApp oferecendo franquia de Internet móvel grátis está atraindo 45 vítimas por minuto. A descoberta foi feita pelo laboratório de segurança da PSafe nesta sexta-feira, 27. Apenas na primeira hora, 2,6 mil bloqueios à página da ação fraudulenta foram feitos pelo dfndr security (Android).

Para cair na fraude, o usuário recebe a seguinte mensagem: “Obtenha 20 GB de Internet no seu smartphone totalmente grátis para qualquer operadora com este novo método. Eu já estou navegando de graça”.

Embaixo da mensagem há um link. Se o internauta clicar nele, é direcionado para um site com a descrição do falso prêmio. A mensagem inclui uma quantidade – também mentirosa – de quantos pacotes de Internet estariam disponíveis.

Na segunda parte do golpe, a pessoa responde: quantos dias deseja que o pacote fique ativo, 30 ou 60 dias; quantos GB deseja ganhar de sua operadora, 10, 15 ou 20 GB; e em qual rede gostaria de ativar.

Ao término da sessão de perguntas e repostas, a página informa que para ter acesso aos planos o usuário deve compartilhar a mensagem com outros três amigos. No entanto, uma página de alerta de erro surge na tela do smartphone e a vítima é orientada a baixar aplicativos maliciosos.

Diferente de recentes ações fraudulentas, os criminosos não utilizam nenhuma logomarca de produto ou nome de empresa, mas chama a atenção a adoção de um layout similar ao de uma campanha publicitária profissional.