|Publicado originalmente no Teletime| A Huawei inaugurou nesta terça-feira, 27, um centro de inovação para experimentação de soluções 5G no Brasil. Batizado como Ecosystem Innovation Technology Center (EITC), o espaço exigiu um investimento de R$ 35 milhões da fornecedora.

Além da tecnologia de quinta geração, o EITC também abrigará testes voltados para inteligência artificial. Operadoras e outros parceiros da indústria de TIC interessados no desenvolvimento conjunto devem participar dos trabalhos. A instalação está localizada nos escritórios da Huawei em São Paulo.

“Estamos disponibilizando nossa infraestrutura de 5G, cloud e inteligência artificial no Ecosystem Innovation Technology Center para todos que quiserem investir em novas soluções para e economia brasileira, a fim de acelerar a criação de um ecossistema de aplicações baseadas na tecnologia móvel 5G”, explicou o CEO da Huawei no Brasil, Sun Baocheng, em comunicado.

Cibersegurança

No mesmo espaço, a chinesa também inaugurou o T-Center (Trustworthy Center). O espaço é classificado como um centro de cibersegurança aberto para clientes e parceiros, incluindo do poder público, “conhecerem o processo de governança fim a fim” da Huawei.

“Cibersegurança e proteção de dados são fundamentais no mundo digital, e prioridades máximas para a Huawei, que investiu mais de US$ 1 bilhão neste segmento somente em 2020”, apontou o CSO da Huawei Brasil e América Latina, Marcelo Motta. No âmbito global, acusações (ainda não comprovadas) de risco à segurança cibernética levaram ao banimento da empresa nos EUA.